Achei interessante para as gravidinhas e estou re-postando da Revista Boa Forma. Vamos lá:
Daniel Garcia, personal trainer da academia Cia. Athletica, em São Paulo, tira suas dúvidas de malhação:
1) Estou com um mês de gestação e 3 quilos acima do meu peso ideal. Quais atividades são mais indicadas para não engordar demais durante esse período?
O ideal é procurar exercícios leves e de baixo impacto, que não aumentem muito a frequência cardíaca nem levem à fadiga. Boas sugestões são hidroginástica, ioga e musculação com pouca carga, sempre sob a supervisão de um professor. Se a sua academia tiver programas especiais para mulheres que estão esperando bebê, melhor ainda. No entanto, converse com o seu médico antes de começar qualquer atividade física. Ele é a melhor pessoa para dar orientações do que é permitido ou não durante a gravidez.
2) Quero secar o corpo com exercícios nos aparelhos. Devo dar mais atenção à carga ou ao número de repetições?
Você precisa ficar atenta às duas variáveis. O ideal é fazer muitas repetições (3 séries de 15, por exemplo), utilizando carga moderada, e optar por um treino em circuito intercalando os equipamentos, sem pausa entre um exercício e outro. Em vez de realizar duas ou três séries seguidas na mesma máquina, você completa apenas uma, parte para o próximo aparelho e assim por diante, voltando à primeira etapa só depois de realizar toda a sequência. Dessa forma, vai manter alta a sua frequência cardíaca, intensificando o gasto calórico, e tonificar a musculatura sem ganhar volume. De qualquer maneira, vale checar com o professor se o treino está adequado ao seu objetivo. Além da musculação, pode colocar outras atividades no seu programa, como corrida, bike ou natação, que vão acelerar ainda mais o gasto calórico e ajudá-la a ganhar condicionamento cardiovascular.
3) Pratico musculação três vezes por semana para aumentar a massa muscular. Correr nos outros dois dias pode atrapalhar o meu objetivo?
Não. Investir moderadamente em exercícios aeróbicos irá fazer com que o seu organismo que mais condicionado e saudável, realizando plenamente todas as funções. Resultado: com o seu corpo funcionando bem, a tendência é que a malhação se torne cada vez mais eficaz. Você só vai dificultar o aumento de massa muscular se apostar em exercícios intensos e de muito gasto calórico (correr cinco vezes por semana, por exemplo), que podem consumir a energia necessária para você se recuperar e ter um bom ganho de músculos.
[Fonte: Revista Boa Forma]