Olá gente..tudo bem? Desde a novidade do final de semana não tive tempo para publicar sobre a degustação que fui convidada para ir, que aconteceu na semana passada, dia 11 no Clube Iate de Santos em Higienópolis (aqui em SP). Eu amo vinhos e não ia perder a chance de conhecer e experimentar os rótulos Casa Valduga, que é uma marca do sul do Brasil e estava comemorando os 40 anos de empresa em São Paulo, mas ela existe há 137 anos no Brasil.
Os proprietários João Valduga e Juarez Valduga
receberam seletos convidados para degustar alguns dos seus internacionalmente
premiados rótulos, além de um agradável e informal bate papo com os irmãos,
apresentando os planos da empresa para o futuro.
Numa conversa com um dos donos, Juarez Valduga , ele me contou que sua cave subterrânea é a primeira da América Latina que comporta 6 milhões de garrafas. Legal né?
E que o evento (degustação), além de ser um agradecimento aos paulistanos pela receptividade e aceitação da marca, também me contou sobre o lançamento Maria Valduga, em 2011. "De excelente cremosidade, com perlage fino e persistente, o espumante resulta não apenas da seleção das melhores uvas Chardonnay e Pinnot Noir do Vale dos Vinhedos, como também da evolução no silencio e na penumbra cas caves subterrâneas por quatro anos". O bacana é que a linha Casa Valduga tem preços desde 15 reais até 250, onde o de menor preço não deixa a marca se desvalorizar, pois os vinhos possuem qualidade e a marca investe em inovação e pesquisas. O evento, elegantemente decorado e assinado pelo reconhecido chef Marcelo Sampaio, foi composto por cinco ilhas gastronômicas harmoniosamente distribuídas em todo o tombado casarão.
Eu levei meu avô, pois ele ama vinhos e ficamos pouquíssimo tempo, pois tínhamos compromissos depois, mas irei listar os vinhos e espumantes que experimentei e o que achei sobre cada um. E tem um especial para o Blog =)
Mas antes de falar sobre os vinhos que degustei, a recepção e a atenção que as assessoras Ana e Patrícia nos deu fez toda a diferença. Obrigada meninas! =)
Agora vamos aos degustados:
Espumante Nature Gran Reserva: Método Champenoise - 60 messes em Cave
Com coloração dourada, perlage fino e elegante. Fruta madura, mel e amêndoas expressam a complexidade e o envelhecimento deste espumante.
O que eu achei: Um pouco seco, senti um gostinho bem leve de mel enquanto estava na minha boca. E sua espuma é cremosinha.
Espumante Blush (do blog rs) Reserva: Método Champenoise - 25 meses em Cave
Espumante rose, cristalino, perlage fino, boa intensidade aromática lembrando frutas secas, brioche e um leve amanteigado. Elegante.
O que eu achei: Melhor rose que já provei na vida. Eu amo espumantes roses, são levinhos, suaves. E já vi que custa em torno de R$ 50,00 (pesquisei tudo já rs).
Espumante Moscatel Reserva: Método Asti
As uvas são cuidadosamente selecionadas através da colheita manual. Aroma intenso floral e frutado, é refrescante.
O que eu achei: Senti o aroma floral bem intenso mesmo. Super leve e sabor ideal para as mulheres que apreciam espumantes refrescantes.
Vinho Tinto Premivm Identidade: Terroir Encruzilhada do Sul - 8 meses
A passagem por 8 meses por barricas de carvalho proporciona uma complexidade aromática com notas de cereja, morango, marmelo e anis, aliados à aromas mentolado e de tabaco.
O que eu achei: Vinho marcante, a sensação final de amargo e está entre o seco e suave.
Vinho Tinto Mundvs Cabernet Sauvignon: Chile - 18 meses
Envelhecido na garrafa até sua melhor expressão gustativa.
O que eu achei: Excelente. Encorpado e suave. Vou adquirir também. Custa em média de R$ 60,00 dependendo da loja.
A família Casa Valduga também possui linhas de geleias, sucos e vinagres da marca Casa Madeira, os quais experimentei a geleia de Morango com Pimenta e dois sucos: Suco de Uva Integral e Suco de Uva Integral Branco Moscato. Tudo deliciosos. Amei.
E por fim, uma foto com meu avô e a blogueira Rubia com a mãe dela:
Recebemos na saída um Brandy de 10 anos (conhaque) da marca, que também era lançamento, pois só tinha de 15 e 20 anos. Ainda não experimentei, até porque estou gravidinha né? Mas para quem gosta, deve ser excelente.
Espero que tenham gostado desse post e aprendido mais sobre vinhos e espumantes. Mas tinham muitas variedades. E para finalizar, um primo meu que trabalha com vinhos me enviou essa imagem:
Para aprendermos qual taça é para cada vinho. Bacana né? - Beijinhos
Imagens/fotos: Google, Site Casa Valduga, Facebook