Parece simples escrever sobre moda quando a ideia é apenas fazer um post de “look do dia”. Mas para quem lida com o segmento diariamente e quer ser reconhecido no que diz, a dificuldade aumenta na medida em que os termos específicos (e corretos) são necessários.
Prêt-à-porter, alfaiataria, alta-costura, modelagem, coleção conceitual, tendências, semanas de moda e marcas e mais marcas. São muitos os detalhes que envolvem essa ampla engrenagem e que soam distantes para quem ainda não tem vivência suficiente em moda. E é justamente o que esclarece a jornalista especializada na área Caline Migliato em seu livro digital “Moda em Pauta”, lançado este mês, gratuitamente, no seu site (www.calinemigliato.com.br) e na Amazon.
Com uma linguagem informal e fluida - e sendo “costurado” com todo o cuidado há 4 anos - a autora qualifica seu público-alvo (blogueiras, influencers, profissionais de comunicação e moda, empresários da indústria da moda) para que escreva e fale com mais propriedade e assertividade, sem ter que recorrer ao “copia e cola” toda vez que quiser se expressar de forma correta. E as ilustrações de Andreza Setúval dão ao livro um “quê” de manual de moda.
Sua bagagem profissional permite que Caline discorra sobre as nuances da moda com leveza e gentileza durante os cinco capítulos que seguem surpreendendo positivamente quem os lê: 1. Entendendo a moda, 2. Os nomes da moda, 3. Era uma vez, 4. A redatora de moda, 5. Hora de escrever. Nesse último, aliás, ela emprega toda a experiência que tem no jornalismo e traduz de forma simples para os leitores a confecção de uma reportagem bem feita. “Minha motivação para iniciar o livro foi notar a ausência de uma publicação específica que qualificasse as pessoas a retratar de forma correta esse mundo tão vasto da moda. Tem muita gente que escreve ou trabalha com moda sem ao menos entender como funciona a indústria e o mercado, e nem conhecer os termos específicos”, diz Caline.
De acordo com Ana Vaz, reconhecida consultora de moda e estilo que assina o prefácio da obra, trata-se de uma publicação didática e generosa, sem igual no mercado. “O livro traz o caminho das pedras para que você se aprimore, cresça e sinta-se feliz com a escolha que fez - escrever pertinentemente sobre moda”, reverencia.
Sobre Caline Migliato
Caline é jornalista especializada em moda, pós-graduada em Madri, Espanha, e mestranda em Gestão de Negócios pela FIA. É consultora de marketing de conteúdo para pequenas e médias empresas e ministra aulas de Marketing Digital, Planejamento Estratégico de Comunicação e Gestão e Criação de Conteúdo Digital em escolas de negócios e no Istituto Europeo di Design.
Morou dois anos na Espanha, onde trabalhou para as edições espanholas da VOGUE e da InStyle e como diretora de comunicação da marca Delpozo. De volta ao Brasil, atuou como repórter de moda no Grupo Estado, foi editora-assistente de texto e editora de beleza na revista Manequim e repórter de moda na Glamour. Durante quatro anos trabalhou como Gerente de Marketing de Conteúdo no Dafiti Group.
São 18 anos de experiência em conteúdo nas áreas de moda, beleza, lifestyle, decoração e infantil e 6 anos de experiência como docente de estratégia de conteúdo para pequenos e médios empreendedores e treinamento de times.
Livro: MODA EM PAUTA
Autora: Caline Migliato
Páginas: 175
Ilustrações: Andreza Setúval
Edição: Caio Vitor Sobreira
Disponível para baixar: www.calinemigliato.com.br ou
www.amazon.com.br/dp/B07Q6VN7WD?ref=cm_sw_em_r_rw_dp_dYTpNGi5jyhEz