Em 2019, o assunto da sustentabilidade domina os noticiários devido às questões como a tragédia de Brumadinho, as queimadas na Amazônia e as mudanças climáticas globais que geram discussões acaloradas, como também perseguição à adolescente sueca que se tornou a cara da nova onda ativista em defesa do meio ambiente.
Você sabia que existe o Dia do Consumo Consciente? É hoje (15). Apesar de ainda não ser muito divulgada, a data foi criada em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente para conscientizar a população sobre a importância de repensar hábitos de consumo para diminuir os impactos ambientais causados por ele.
O dia do consumo consciente incentiva os consumidores a repensarem seus hábitos e mudarem estilo de vida com uma pegada minimalista que prioriza o Menos é Mais. A base do consumo consciente é formada pelos 5 R – Repense, Recuse, Reduza, Reuse e Recicle.
Por exemplo, a indústria da moda é uma das mais poluentes, e o simples ato de optar por peças desenvolvidas em matérias-primas mais sustentáveis já faz uma grande diferença nos impactos, assim como comprar de empresas que invistam em uma produção mais limpa e que não utilizem mão de obra escrava. Comprar em brechó e/ou diretamente do produtor da peça também ajuda bastante, pois assim você evita que uma peça seja descartada no lixo e que uma nova peça seja fabricada no lugar. Quando se compra de pequenos produtores regionais você evita emissões de CO2 liberados pelo transporte de cargas.
A moda sustentável ganha adeptos com as princesas Kate e Meghan - a primeira que faz questão de repetir roupas e a outra que escolheu um traje em matéria prima sustentável para a viagem na África.
O lixo é uma das principais questões ambientais atualmente e o Brasil é o quarto produtor mundial de lixo plástico. Infelizmente ainda reciclamos muito pouco desse lixo todo.
Santos está entre as cidades brasileiras que mais recicla e que desenvolve ações de conscientização principalmente em relação à limpeza das praias e do mar.
E foi em Santos, em dezembro de 2018, que nasceu o projeto OxiGênio Criativo, idealizado pela arte educadora Andrea Campanilli e pela ecodesigner Mariane Costa.
Mariane Costa e Andrea Campanilli, as organizadoras do evento e sócias na marca EcoLab
O OxiGênio Criativo reúne pequenos artistas e empreendedores focados em ecodesign e em produções sustentáveis junto com atividades de educação ambiental, além do incentivo ao consumo consciente através de clubes de trocas, oficinas e rodas de conversa sobre sustentabilidade, lixo zero, reciclagem e novos hábitos.
A primeira edição do Festival aconteceu em dezembro de 2018 no Orquidário de Santos e a segunda em julho de 2019 também no Orquidário.
A segunda edição marcou uma reformulação no projeto devido ao seu crescimento rápido, que dobrou de tamanho, e ao grande interesse do público. Agora, com formato itinerante, conta com edições Pockets e criou uma rede colaborativa no WhatsApp onde são trocadas informações sobre sustentabilidade, meio ambiente, desenvolvimento de produtos sustentáveis, ecodesign, matéria-prima ecofriendly, novos usos para produtos já existentes, trocas de produtos entre os participantes, enfim, uma rede na qual um ajuda o outro através do compartilhamento de saberes, experiências, ações, projetos e produtos. A rede conta atualmente com mais de 60 participantes ativos e diariamente são adicionados novos participantes.
Alguns números do OxiGênio Criativo em quase um ano de projeto:
A segunda edição do Festival representou um grande salto na história do projeto, passando de 13 expositores da primeira edição para 26 e reuniu feira de produtos sustentáveis de diversos segmentos como arte, moda, beleza, bem-estar e qualidade de vida, acessórios, decoração, utilidades para casa e para atividades do dia a dia, além de uma programação paralela diversificada com oficinas, clube de trocas, palestras e um desfile que trouxe o mote “Bonito é ser natural” e contou com casting composto por pessoas de diversas idades, pesos, alturas e estilos, nenhum modelo profissional.
Em dois dias do evento que teve um público estimado de 800 pessoas a organização monitorou a quantidade de lixo produzido em aproximadamente 17 horas de evento e o resultado foi extremamente positivo: zero utilização de plástico de uso único, 3,5 kg de compostáveis efetivamente compostados, 2 kg de recicláveis efetivamente encaminhados para reciclagem, apenas 3 sacos de lixo utilizados e apenas 1 quilo de lixo (rejeitos).
Em um ano o OxiGênio Criativo realizou 2 Festivais (as duas edições no Orquidário). Mais de 20 edições Pockets (em locais com Jardim Botânico, Orquidário, Estação da Cidadania, ESAMC, IFSP (em São Paulo), Universidade São Judas.
E mais de 40 atividades paralelas com foco em educação ambiental e consumo consciente.
A terceira edição do Festival será na Estação da Cidadania nos dias 21 e 22 de dezembro. Trazendo a questão do preservar e valorizar também os espaços públicos históricos da cidade.
Como comentou Laura Galluci, uma das participantes da Rede OxiGênio Criativo:
“Somos formiguinhas do bem, de pouco em pouco vamos fazer um mundo melhor”.
Mostrando que o consumo consciente pode e deve ser conversado com as pessoas e com incentivos para que cada um saiba da importância dos pequenos gestos.
Acompanhe o itinerário do OxiGênio Criativo em outubro, novembro e dezembro pelo instagram @oxigênio.criativo. Além de Santos o OxiGênio Criativo estará em SP em outubro, na São Judas, unidade Mooca
Tags
Moda